quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Atividade de interação entre as oficinas da TOCA e cortejo pelas ruas do sul da ilha.

                             “Na roda, todos somos iguais!"

"Nas brincadeiras, as gerações se reaproximam. Mesmo que a família não esteja ali na roda, depois, em casa, a criança leva a experiência, puxando a memória da mãe e do pai. Todos entram na roda.

 
Sábado dia 23 e domingo dia 24 de novembro de 2013 a TOCA irá receber uma artista convidada, Daraína Pregnolatto: dançarina, brincante , mestre de culturas populares e educadora comunitária.
 
Com ela será realizada uma atividade bem especial de interação entre as oficinas permanentes que aconteceram nestes 4 anos da TOCA- Ponto de Cultura, além de reunir também integrantes do Ponto de Cultura Arreda Boi.
Será realizada uma oficina intensiva e a artista também irá coordenar um cortejo com todos pelas ruas da comunidade do Ribeirão da Ilha - Sul da Ilha. Este cortejo deve também acontecer no Campeche no início de dezembro.

A programação será intensa: No sábado o trabalho com a artista inicia às 9 horas e se estende até às 18:00.
No domingo, vamos reunir o grupo de adultos, com as crianças das oficinas de teatro(grupo Castelo de Areias) e do grupo Arreda Boi para preparar um cortejo e sair pelas ruas!
 
"Daraína" é "Adriana" depois de uma boa mistura, coisa que a educadora Adriana Pedroso Pregnolatto adora fazer.” De suas misturas, surgiram os grupos Flor de Babaçu, Cupuaçu e Flor de Pequi, que se reúnem para brincar. Nesses encontros, a criança dá a mão ao adolescente e ao adulto, e todos se veem iguais.
Daraína passou por São Paulo (SP), São Luís (MA) e Pirenópolis (GO) em busca de suas raízes. Depois de muito andar, descobriu que seu lugar é no meio da roda.
Em seu trabalho com comunidades, preserva a memória das brincadeiras tradicionais, unindo os moradores numa grande roda.
(texto e entrevista na integra in: http://mapadobrincar.folha.com.br/mestres/darainapregnolato/)



Nenhum comentário:

Postar um comentário